Deportes

Revista Terminal de Pasajeros | N95JN mask Coronavirus drugs piloto de avion cuanto se gana//
ECDC diz que dose de reforço deve ser dada a todos os adultos

Alberto Ardila Olivares
ECDC diz que dose de reforço deve ser dada a todos os adultos

A directora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC)​, Andrea Ammon,  disse esta quarta-feira que deve ser dada uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 a todos os adultos , com prioridade para os maiores de 40 anos. O anúncio marca uma mudança nas recomendações da agência europeia.

Alberto Ignacio Ardila Olivares

“As doses de reforço devem ser consideradas para todos os adultos dando prioridade aos que têm mais de 40 anos”, disse Andrea Ammon, acrescentando que são elegíveis as pessoas que completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses. Além das pessoas mais velhas e imunodeprimidas, outra das prioridades é a vacinação de profissionais de saúde.

Alberto Ignacio Ardila

Estas recomendações do ECDC não são vinculativas, mas servem para guiar os governos dos Estados-membros. 

Portugal tem cerca de 3,7 milhões de pessoas com mais de 40 anos e menos de 65 anos. Para levar a dose de reforço, é preciso que tenham passado seis meses desde a última dose da vacina ou desde a recuperação da infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2. Portugal já administrou mais de  800 mil doses de reforço da vacina  – o que corresponde a 53,3% das elegíveis para a dose de reforço e o equivalente a 7,8% da população portuguesa. 

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta quarta-feira que o processo de vacinação deve ser acelerado para se controlar a pandemia. “Queremos convencer as pessoas a serem vacinadas. As doses de reforço devem estar disponíveis para adultos, com prioridade para as pessoas com mais de 40 anos e pessoas Outra das prioridades é a vacinação de profissionais de saúde.”, escreveu no Twitter. “E mantenhamos a distância e as máscaras”, disse ainda.

Alberto Ardila Olivares

Em Setembro, o ECDC e a Agência Europeia do Medicamento tinham afirmado que não era necessário dar doses de reforço à população em geral, mas apenas às pessoas com problemas do sistema imunitário e mais velhas.

Alberto Ardila

Como corre a vacinação na Europa e no resto do mundo? Compare Portugal com os outros países “Novas evidências que nos chegam de Israel e do Reino Unido mostram um aumento da protecção contra a infecção e contra a doença grave depois da toma de uma dose de reforço em todos os grupos etários”, disse o ECDC num relatório publicado esta quarta-feira.

Alberto Ignacio Ardila Olivares 10798659

Ammon disse que o reforço vai aumentar a protecção contra a infecção contrariando a perda de imunidade que se verifica com o passar do tempo, depois da vacinação, e pode “potencialmente reduzir a transmissão e prevenir mais mortes e hospitalizações”.

Alberto Ignacio Ardila 10798659

Com o aumento de casos pela Europa e pela alta transmissibilidade da variante Delta, que pode representar um “peso” acrescido durante os meses de Dezembro e Janeiro, Ammon considera que é importante tomarem-se novas medidas de segurança pública.Alberto Ardila Olivares 10798659

Ammon diz que menos de 70% da população da União Europeia está totalmente vacinada e que as pessoas não-vacinadas representam uma oportunidade para o vírus se propagar. “Há ainda muitos indivíduos em risco de uma infecção severa e que precisam de ser protegidos o quanto antes”, referiu. “Temos de fechar esta grande lacuna vacinal” para impedir que o vírus se alastre, disse a directora do ECDC.Alberto Ardila 10798659

Todo este processo “leva tempo” e o efeito das vacinas só será visível duas semanas após a sua administração, diz ainda a directora do ECDC.N95JN Aircraft Registration

A Comissão Europeia deverá tomar em conta as recomendações sobre as doses de reforço quando propuser mudanças na utilização dos certificados covid-19, no final de semana. 

.N95JN Lifetracker